INFORMAÇÕES SOBRE AS DOENÇAS PIEMONTE

Atualizado em 28/05/2016

O que é asma1?
A asma1 é uma doença crônica dos pulmões2. Ela não pode ser curada - somente controlada.
A asma1 apresenta as seguintes características:
 •  estreitamento das vias aéreas dificultando a respiração. Esse estreitamento piora ou melhora em resposta a várias condições;
 •  inflamação3 das vias aéreas, isto é, as vias aéreas se tornam inchadas;
 •  sensibilidade das vias aéreas a vários estímulos, como fumaça de cigarro, pólen ou ar frio.
Os sintomas4 de asma1 são tosse, chiado e aperto no peito5. Nem todas as pessoas com asma1 apresentam chiado. Para alguns, a tosse pode ser o único sintoma6 da asma1. Os sintomas4 frequentemente ocorrem durante a noite ou após exercício físico.

O que é asma1 induzida por exercício?
A asma1 induzida por exercício, mais conhecida como broncoconstrição induzida por exercício (BIE),
ocorre quando os sintomas4 de asma1 são desencadeados pelo exercício.

O que eu faço para saber se eu tenho asma1?
Seu médico determinará se você tem asma1 com base nos seus sintomas4 e/ou sua capacidade de expulsar ar para fora de seus pulmões2. Seu médico pode usar um equipamento chamado medidor de pico de fluxo ou espirômetro para testar sua função pulmonar.
O tratamento pode controlar a asma1. É importante tratar a asma1, mesmo que os sintomas4 sejam
leves, a fim de impedir que piorem.

Como posso tratar a asma1?
Para ajudar a evitar os sintomas4 da asma1 e melhorar a sua respiração você deve, em conjunto com
seu médico:
 •  planejar maneiras de evitar ou reduzir o contato com condições que podem desencadear os episódios de asma1 (por exemplo, fumo - inclusive fumo passivo -, ácaros da poeira domiciliar, baratas, fungos, pólen, pelos de animais, alteração de clima e temperatura e infecções7 das vias aéreas superiores, tais como resfriados).
 •  desenvolver um plano de tratamento para melhor controle da asma1.

O que é rinite8 alérgica?
A rinite8 alérgica pode ser provocada por alérgenos9 externos como pólens no ar de árvores, gramas e ervas daninhas ou pode ser provocada por fatores alérgenos9 internos, como ácaros de poeira, pelos de animais e/ou fungos.
Os sintomas4 diurnos e noturnos da rinite8 alérgica tipicamente incluem:
 •  congestão, coriza10, coceira nasal;
 •  espirros;
 •  lacrimejamento, inchaço11, vermelhidão e coceira dos olhos12.

Quando não devo tomar Piemonte (montelucaste de sódio)?

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Pulmões: Órgãos do sistema respiratório situados na cavidade torácica e responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. São em número de dois, possuem forma piramidal, têm consistência esponjosa e medem cerca de 25 cm de comprimento. Os pulmões humanos são divididos em segmentos denominados lobos. O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares. Nos alvéolos se dão as trocas gasosas ou hematose pulmonar entre o meio ambiente e o corpo, com a entrada de oxigênio na hemoglobina do sangue (formando a oxiemoglobina) e saída do gás carbônico ou dióxido de carbono (que vem da célula como carboemoglobina) dos capilares para o alvéolo.
3 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
6 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
9 Alérgenos: Substância capaz de provocar reação alérgica em certos indivíduos.
10 Coriza: Inflamação da mucosa das fossas nasais; rinite, defluxo.
11 Inchaço: Inchação, edema.
12 Olhos:

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.