EFEITOS NA INFLAMAÇÃO CAUSADA PELA ASMA PIEMONTE

Atualizado em 28/05/2016

Vários estudos têm mostrado que o montelucaste de sódio inibe os parâmetros da inflamação1 causada pela asma2. Em um estudo cruzado controlado com placebo3 (n= 12), o montelucaste de sódio inibiu a broncoconstrição de fase imediata e tardia estimulada por antígeno4 em 75 e 57%, respectivamente.Considerando que a infiltração de células5 inflamatórias (eosinófilos6) é uma importante característica
da asma2, o efeito do montelucaste de sódio nos eosinófilos6 da circulação7 periférica e vias aéreas foi estudado.
Na fase IIb/III dos estudos clínicos em adultos, o montelucaste de sódio diminuiu significativamente os eosinófilos6 na circulação7 periférica em aproximadamente 15% desde o período basal, em comparação com o placebo3. Em pacientes pediátricos de 6 a 14 anos de idade, o montelucaste de sódio também diminuiu significativamente os eosinófilos6 na circulação7 periférica em 13% ao longo de 8 semanas de tratamento, em comparação com o placebo3.
Em um estudo clínico randômico, de grupos paralelos, com 4 semanas de duração e que incluiu adultos (n= 40), o montelucaste de sódio diminuiu significativamente os eosinófilos6 nas vias aéreas (como avaliado na expectoração8) em 48% a partir do período basal, em comparação com aumento de 23% a partir do período basal para o placebo3. Nesse estudo, os eosinófilos6 da circulação7 periférica diminuíram significativamente e os endpoints clínicos da asma2 melhoraram com o tratamento com o montelucaste de sódio.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
3 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
4 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
6 Eosinófilos: Eosinófilos ou granulócitos eosinófilos são células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas e agentes infecciosos. Também participam de processos inflamatórios em doenças alérgicas e asma.
7 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
8 Expectoração: Ato ou efeito de expectorar. Em patologia, é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões; escarro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.