ADVERTÊNCIAS PIEMONTE

Atualizado em 21/09/2017

A eficácia oral de Piemonte (montelucaste de sódio) para o tratamento das crises agudas de asma1 não foi estabelecida. Desta forma, Piemonte (montelucaste de sódio) não deve ser usado para o tratamento das crises agudas de asma1. Os pacientes devem ser aconselhados a ter medicamento de resgate adequado disponível. Apesar de as doses do corticosteroide inalatório usado concomitantemente poderem ser gradualmente reduzidas sob supervisão médica, Piemonte (montelucaste de sódio) não deve substituir abruptamente os corticosteroides inalatórios ou orais.A redução da dose do corticosteroide sistêmico2 em pacientes que recebem medicamentos para o controle da asma1, inclusive antagonistas do receptor de leucotrienos3, em casos raros tem sido seguida pela ocorrência de um ou mais dos seguintes sintomas4: eosinofilia5, exantema6 vasculítico, agravamento de sintomas4 pulmonares, complicações cardíacas e/ou neuropatia7, às vezes diagnosticada como síndrome8 de Churg-Strauss, vasculite9 eosinofílica sistêmica. Embora a relação causal com o antagonismo do receptor de leucotrienos3 não tenha sido estabelecida, recomenda-se cautela e monitoramento clínico ao considerar-se a redução de corticosteroide sistêmico2 em pacientes que recebem Piemonte (montelucaste de sódio).

Uso Durante a Gravidez10 e a Amamentação11
Categoria: B
Piemonte (montelucaste de sódio) não foi estudado em gestantes. Piemonte (montelucaste de sódio) deve ser usado durante a gravidez10 somente se claramente necessário.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Durante a comercialização mundial, raramente foram relatados defeitos congênitos12 de membros nos filhos de mulheres tratadas com o montelucaste de sódio durante a gravidez10. A maioria dessas mulheres também estava tomando outros medicamentos para asma1 durante a gravidez10. Não foi estabelecida relação causal entre esses eventos e o montelucaste de sódio.

Nutrizes13
Não se sabe se Piemonte (montelucaste de sódio) é excretado no leite humano. Como muitos medicamentos são excretados no leite humano, deve-se ter cautela quando Piemonte (montelucaste de sódio) for administrado a nutrizes13.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
3 Leucotrienos: É qualquer um dos metabólitos dos ácidos graxos poli-insaturados, especialmente o ácido araquidônico, que atua como mediador em processos alérgicos e inflamatórios.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Eosinofilia: Propriedade de se corar facilmente pela eosina. Em patologia, é o aumento anormal de eosinófilos no sangue, característico de alergias e infestações por parasitas. Em patologia, é o acúmulo de eosinófilos em um tecido ou exsudato.
6 Exantema: Alteração difusa da coloração cutânea, caracterizada por eritema, com elevação das camadas mais superficiais da pele (pápulas), vesículas, etc. Pode ser produzido por uma infecção geralmente viral (rubéola, varicela, sarampo), por alergias a medicamentos, etc.
7 Neuropatia: Doença do sistema nervoso. As três principais formas de neuropatia em pessoas diabéticas são a neuropatia periférica, neuropatia autonômica e mononeuropatia. A forma mais comum é a neuropatia periférica, que afeta principalmente pernas e pés.
8 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
9 Vasculite: Inflamação da parede de um vaso sangüíneo. É produzida por doenças imunológicas e alérgicas. Seus sintomas dependem das áreas afetadas.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
12 Defeitos congênitos: Problemas ou condições que estão presentes ao nascimento.
13 Nutrizes: Mulheres que amamentam; amas de leite; que alimentam.

Tem alguma dúvida sobre ADVERTÊNCIAS PIEMONTE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.