POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO PIEMONTE

Atualizado em 28/05/2016

Piemonte (montelucaste de sódio) deve ser administrado uma vez ao dia. Para asma1, a dose deve ser administrada à noite. Para rinite2 alérgica, o horário da administração pode ser adaptado para atender às necessidades do paciente.
Pacientes com asma1 e rinite2 alérgica devem tomar diariamente apenas um comprimido à noite.
Pacientes pediátricos de 6 a 14 anos de idade com asma1 e/ou rinite2 alérgica
A posologia para pacientes3 com 6 a 14 anos de idade é de 1 comprimido mastigável de 5 mg diariamente.

Pacientes pediátricos de 2 a 5 anos de idade com asma1 e/ou rinite2 alérgica
A posologia para pacientes3 de 2 a 5 anos de idade é de 1 comprimido mastigável de 4 mg diariamente.

Recomendações Gerais
O efeito terapêutico de Piemonte (montelucaste de sódio) nos parâmetros de controle da asma1 ocorre em um dia. Piemonte (montelucaste de sódio) em comprimidos mastigáveis pode ser tomado com ou sem alimentos. Os pacientes devem ser aconselhados a continuar tomando Piemonte (montelucaste de sódio) enquanto a asma1 estiver controlada, bem como durante períodos de agravamento da asma1.
Não é necessário ajuste posológico para pacientes3 pediátricos, pacientes com insuficiência renal4 ou insuficiência hepática5 leve a moderada, ou ainda ajuste com base no sexo do paciente.

O Tratamento com Piemonte (montelucaste de sódio) em Relação a Outros Tratamentos para Asma1

Piemonte (montelucaste de sódio) pode ser adicionado ao esquema de tratamento já existente.

Redução na Terapia Concomitante:
Tratamentos com Broncodilatadores6: Piemonte (montelucaste de sódio) pode ser adicionado ao esquema de tratamento dos pacientes sem controle adequado com o uso de apenas broncodilatadores6.
Quando a resposta clínica for evidente (geralmente após a primeira dose), o tratamento com broncodilatador7 poderá ser reduzido, conforme tolerado.

Corticosteroides Inalatórios
: o tratamento com Piemonte (montelucaste de sódio) proporciona benefício clínico adicional aos pacientes tratados com corticosteroides inalatórios. Pode-se reduzir a dose do corticosteroide conforme tolerado. A dose deve ser reduzida gradualmente sob supervisão médica. Em alguns pacientes, a dose de corticosteroides inalatórios pode ser reduzida gradualmente, até a suspensão completa. Piemonte (montelucaste de sódio) não deve substituir de forma abrupta os corticosteroides inalatórios.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
6 Broncodilatadores: São substâncias farmacologicamente ativas que promovem a dilatação dos brônquios.
7 Broncodilatador: Substância farmacologicamente ativa que promove a dilatação dos brônquios.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.