
INFORMAÇÕES AO PACIENTE INVIRASE
Invirase (Saquinavir) deve ser armazenado em temperatura ambiente. Não utilizar o medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem externa.
O Invirase (Saquinavir) não é a cura para a infecção1 pelo HIV2, e os pacientes podem continuar adquirindo doenças associadas à infecção1 avançada pelo HIV2, incluindo as infecções3 oportunistas.
Informe seu médico se estiver grávida ou se vier a engravidar durante o tratamento com Invirase (Saquinavir).
Informe seu médico no caso de aparecimento de reações desagradáveis. Pode ocorrer: diarréia4, desconforto abdominal e náuseas5.
Os pacientes podem experimentar toxicidade6 associada à co-administração de medicamentos como a zalcitabina e zidovudina.
Não altere a dosagem ou interrompa o tratamento prescrito pelo seu médico. Informe-o se você está tomando outros medicamentos. A ingestão concomitante de Invirase (Saquinavir) com cetoconazol, fluconazol, itraconazol, rifabutina, rifampicina, fenitoína ou carbamazepina pode alterar a concentração do saquinavir na corrente sangüínea.
Invirase (Saquinavir) está contra-indicado para pacientes7 com hipersensibilidade ao saquinavir ou a qualquer um dos componentes do produto.
Invirase (Saquinavir) não representa a cura da infecção1 pelo HIV2 e os pacientes podem continuar a desenvolver patologias associadas com a infecção1 pelo HIV2 em estado avançado, inclusive infecções3 oportunistas. O Invirase (Saquinavir) não demonstrou ser capaz de reduzir a incidência8 ou a freqüência destas patologias. Os pacientes devem permanecer sob cuidados médicos durante o uso do Invirase (Saquinavir).
Os efeitos do Invirase (Saquinavir) a longo prazo são desconhecidos até o momento.O tratamento com Invirase (Saquinavir) não demonstrou reduzir o risco de transmissão do HIV2 a outras pessoas através de contato sexual ou contaminação pelo sangue9.
Invirase (Saquinavir) deve ser tomado no prazo de duas horas após uma refeição completa (vide FARMACOCINÉTICA). Quando o Invirase (Saquinavir) é ingerido sem alimento, as concentrações de saquinavir no sangue9 são substancialmente reduzidas e podem resultar em ausência de atividade antiviral.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE10.