INFORMAÇÕES AO PACIENTE INVIRASE

Atualizado em 25/05/2016

Invirase (Saquinavir) deve ser armazenado em temperatura ambiente. Não utilizar o medicamento após o prazo de validade impresso na embalagem externa.

O Invirase (Saquinavir) não é a cura para a infecção1 pelo HIV2, e os pacientes podem continuar adquirindo doenças associadas à infecção1 avançada pelo HIV2, incluindo as infecções3 oportunistas.

Informe seu médico se estiver grávida ou se vier a engravidar durante o tratamento com Invirase (Saquinavir).

Informe seu médico no caso de aparecimento de reações desagradáveis. Pode ocorrer: diarréia4, desconforto abdominal e náuseas5.

Os pacientes podem experimentar toxicidade6 associada à co-administração de medicamentos como a zalcitabina e zidovudina.

Não altere a dosagem ou interrompa o tratamento prescrito pelo seu médico. Informe-o se você está tomando outros medicamentos. A ingestão concomitante de Invirase (Saquinavir) com cetoconazol, fluconazol, itraconazol, rifabutina, rifampicina, fenitoína ou carbamazepina pode alterar a concentração do saquinavir na corrente sangüínea.

Invirase (Saquinavir) está contra-indicado para pacientes7 com hipersensibilidade ao saquinavir ou a qualquer um dos componentes do produto.

Invirase (Saquinavir) não representa a cura da infecção1 pelo HIV2 e os pacientes podem continuar a desenvolver patologias associadas com a infecção1 pelo HIV2 em estado avançado, inclusive infecções3 oportunistas. O Invirase (Saquinavir) não demonstrou ser capaz de reduzir a incidência8 ou a freqüência destas patologias. Os pacientes devem permanecer sob cuidados médicos durante o uso do Invirase (Saquinavir).

Os efeitos do Invirase (Saquinavir) a longo prazo são desconhecidos até o momento.O tratamento com Invirase (Saquinavir) não demonstrou reduzir o risco de transmissão do HIV2 a outras pessoas através de contato sexual ou contaminação pelo sangue9.

Invirase (Saquinavir) deve ser tomado no prazo de duas horas após uma refeição completa (vide FARMACOCINÉTICA). Quando o Invirase (Saquinavir) é ingerido sem alimento, as concentrações de saquinavir no sangue9 são substancialmente reduzidas e podem resultar em ausência de atividade antiviral.

 

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE10.

 

 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
5 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
6 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
7 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
8 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
9 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
10 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Tem alguma dvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE INVIRASE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.