GRAVIDEZ INVIRASE

Atualizado em 25/05/2016

Efeitos Teratogênicos1: Categoria B. Estudos reprodutivos com saquinavir conduzidos em ratos não demonstraram embriotoxicidade ou teratogenicidade em exposições plasmáticas (valores de ASC) até 5 vezes aqueles atingidos em seres humanos nas doses recomendadas ou em coelhos em exposições plasmáticas de 4 vezes aqueles atingidos nas doses clínicas recomendadas. Os estudos conduzidos em ratos indicaram que a exposição ao saquinavir, durante o período de gravidez2 tardia até o período de lactação3 em concentrações plasmáticas (valores de ASC) de até 5 vezes aquelas atingidas em seres humanos, na dose recomendada, não teve efeito sobre a sobrevivência4, crescimento e desenvolvimento dos filhotes até o desmame. Como os estudos de reprodução5 animal nem sempre são preditivos da resposta em seres humanos, o Invirase (Saquinavir) deve ser empregado durante a gravidez2 levando em conta a importância da medicação para a mãe.
Atualmente, não existem relatos de crianças nascidas de mulheres recebendo tratamento com Invirase (Saquinavir) que tenham engravidado durante os estudos clínicos.

 

 

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
5 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.

Tem alguma dúvida sobre GRAVIDEZ INVIRASE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.