
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS XARELTO
Propriedades farmacodinâmicas
A rivaroxabana é um inibidor direto altamente seletivo do fator Xa com biodisponibilidade oral.
A ativação do fator X a fator Xa (FXa) por meio das vias intrínseca e extrínseca desempenha um papel central na cascata da coagulação1 sanguínea. O FXa converte diretamente a protrombina2 em trombina3 por meio do complexo de protrombinase e, finalmente, esta reação leva à formação do coágulo4 de fibrina5 e à ativação das plaquetas6 pela trombina3. Uma molécula de FXa é capaz de gerar mais de 1.000 moléculas de trombina3 devido à natural amplificação da cascata da coagulação1. Além disso, a taxa de reação do FXa ligado à protrombinase aumenta 300.000 vezes em comparação à do FXa livre, e causa uma descarga explosiva de geração de trombina3. Os inibidores seletivos de FXa podem encerrar a descarga amplificada de geração de trombina3. Consequentemente, diversos testes de coagulação1 específicos e globais são afetados pela rivaroxabana. Foi observada inibição dose-dependente da atividade do fator Xa em humanos.
O tempo de protrombina2 (TP) é influenciado pela rivaroxabana de um modo dose-dependente com uma correlação estreita com as concentrações plasmáticas (o valor de r é igual a 0,98) se for usado o reagente Neoplastin® (tromboplastina7 liofilizada8 obtida a partir de cérebro9 de coelho) para a realização deste ensaio.
Outros reagentes proporcionariam resultados diferentes. A leitura do TP deve ser feita em segundos porque a RNI (Relação Normatizada Internacional) é calibrada e validada somente para cumarínicos e não pode ser usada para qualquer outro anticoagulante10.
Em pacientes recebendo rivaroxabana para tratamento de TVP e EP e prevenção de TVP e de EP recorrentes, os valores correspondentes aos percentis 5/95 para TP (Neoplastin®) 2 - 4 horas depois da ingestão do comprimido (ou seja, no momento de efeito máximo) variaram de 17 a 32 segundos para 15 mg duas vezes ao dia ou de 15 a 30 segundos para 20 mg uma vez ao dia, respectivamente.
Em pacientes com fibrilação atrial não valvular recebendo rivaroxabana para a prevenção de AVC e embolia11 sistêmica, os percentis 5/95 para TP (Neoplastin®) 1 - 4 horas após a ingestão do comprimido (ou seja, no momento de efeito máximo) variaram de 14 a 40 segundos em pacientes tratados com 20 mg uma vez ao dia e de 10 a 50 segundos em pacientes com insuficiência renal12 moderada tratados com 15 mg uma vez ao dia.
O tempo de tromboplastina7 parcial ativada (TTPa) e o HepTest® também se prolongam dependendo da dose; entretanto, não são recomendados para avaliar o efeito farmacodinâmico da rivaroxabana. A atividade anti-fator Xa também é influenciada pela rivaroxabana; todavia, não existe padrão para calibração.
Não há necessidade de monitorar os parâmetros de coagulação1 durante o tratamento com Xarelto® (rivaroxabana).
Propriedades farmacocinéticas