SUPERDOSE XARELTO

Atualizado em 27/04/2017


Casos raros de superdosagem de até 600 mg foram reportados sem complicações hemorrágicas1 ou outras reações adversas. Devido a limitada absorção, um efeito teto com nenhum aumento adicional na exposição média ao plasma2 é esperado a uma dose supraterapêutica de 50 mg ou superior.

Não está disponível um antídoto3 específico para antagonizar os efeitos farmacodinâmicos da rivaroxabana.

Pode-se considerar o uso de carvão ativado para reduzir a absorção no caso de superdosagem de Xarelto® (rivaroxabana).

Devido à alta ligação da rivaroxabana às proteínas4 plasmáticas, não se espera que esta seja dialisável.

Conduta na hemorragia5

Caso ocorra uma complicação hemorrágica6 no paciente que estiver recebendo rivaroxabana, a próxima administração deve ser atrasada ou o tratamento deve ser descontinuado, conforme apropriado. A rivaroxabana tem meia-vida de aproximadamente 5 a 13 horas. A conduta deve ser individualizada de acordo com a gravidade e localização da hemorragia5. Tratamento sintomático7 apropriado pode ser utilizado, se necessário, como compressão mecânica (por exemplo, na epistaxe8 grave), hemostase cirúrgica com procedimentos de controle de sangramento, reposição de líquidos e suporte hemodinâmico, transfusão9 de hemoderivados (células10 vermelhas embaladas ou plasma fresco congelado11, dependendo da anemia12 ou coagulopatia associada) ou plaquetas13.

Se o sangramento não puder ser controlado pelas medidas mencionadas acima, deve-se considerar a administração de um agente reverso procoagulante específico, como:

- concentrado de complexo protrombínico (CCP);

- concentrado de complexo protrombínicoativado (CCPa);

- fator VIIa recombinante (F VIIar).

No entanto, atualmente a experiência clínica com o uso destes produtos em pacientes recebendo Xarelto® (rivaroxabana) é muito limitada.

Não se espera que o sulfato de protamina e a vitamina14 K afetem a atividade anticoagulante15 da rivaroxabana.

Não há experiência com agentes antifibrinolíticos16 (ácido tranexâmico, ácido aminocaproico) em indivíduos que estejam recebendo Xarelto® (rivaroxabana). Também não há racional científico para o benefício, nem experiência com a desmopressão hemostática sistêmica e aprotinina em pacientes recebendo Xarelto® (rivaroxabana).

“Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.”

MS – 1.7056.0048

Farm. Resp.: Dra. Dirce Eiko Mimura

CRF-SP nº 16532


Fabricado por:

Bayer Pharma AG

Leverkusen–Alemanha


Importado por:

Bayer S.A.

Rua Domingos Jorge, 1.100

04779-900 - Socorro - São Paulo – SP

C.N.P.J. nº 18.459.628/0001-15

www.bayerhealthcare.com.br


SAC 0800 7021241

sac@bayer.com

Venda sob prescrição médica

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hemorrágicas: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
2 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
3 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
6 Hemorrágica: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
7 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
8 Epistaxe: Hemorragia de origem nasal.
9 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
10 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
11 Plasma Fresco Congelado: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
12 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
13 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
14 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
15 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
16 Antifibrinolíticos: Medicamentos utilizados como inibidores da fibrinólise para reduzir os sangramentos.

Tem alguma dúvida sobre SUPERDOSE XARELTO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.